Profª. Dra. Tatiana Duque Martins Ertner

Profa Tatiana

Telefone: +55 62 35211097 (ramal 235)

E-mail: tatiana@quimica.ufg.br

IQ 2 - Campus II

logo_lattes.png

Professora Associada na Universidade Federal de Goiás, membro alumna da Global Young Academy - GYA (desde 2013) e membro da UNESCO chair in Materials and technologies for Energy Conversion, Saving and storage (MATECSS) desde 2015, possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1998), Mestrado (2001) e Doutorado (2006) pela Universidade Estadual de Campinas. É também presidente do Comitê de Integridade Acadêmica (CIA) da Universidade Federal de Goiás desde 2015. Foi vice-diretora do Instituto de Química da UFG de 2014 a 2018 e exerceu a atividade de Coordenadora dos cursos de Bacharelado do Instituto de Química -UFG no período de 2012 a 2014. Realizou pesquisas de pós-doutoramento na Universidade Estadual de Campinas (2007), envolvendo a modificação de siliconas e polifluorenos para a obtenção de novos materiais eletroluminescentes e sua aplicação em dispositivos. Realizou também pós doutoramento envolvendo o estudo morfológico e estrutural de nanotubos de peptídeos, na Universidade Federal do ABC (2010). Atua principalmente nos seguintes temas:auto-organização de peptídeos e suas aplicações tecnológicas, desenvolvimento de materiais orgânicos e híbridos luminescentes e eletroluminescentes para aplicação em células solares, sensores e dispositivos eletroluminescentes, sistemas de encapsulamento de compostos terapèuticos, espectroscopia de fluorescência, modificação e síntese de polímeros, materiais híbridos e o estudo de processos de transferência de energia entre sistemas luminescentes. Devido à filiação ao GYA, atua ainda em atividades interdisciplinares e de interesse do progresso da ciência como a inserção de mulheres na ciência (liderou o grupo de trabalho Women in Science do GYA de 2014 a 2018), da avaliação dos métodos de research assessment praticados no mundo (é integrante do grupo de trabalho optimizing assessment to career development do GYA) e em integridade nas atividade acadêmicas.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

• Presidente do Comitê de Integridade Acadêmica da UFG.
  • Coordenadora do curso de pós-graduação Lato Sensu em Propriedade Industrial.
  • Vice-Diretora do Instituto de Química - UFG no perído de 2014 a 2018.
  • Coordenadora dos cursos de Bacharelado do Instituto de Química - UFG no período de 2012 a 2014;
  • Professora No IQ/UFG desde 2010;
  • Pesquisadora de Pós-doutoramento, na Universidade Federal do ABC – UFABC- de 04/2009 a 06/2010;
  • Pesquisadora Colaboradora da Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP – de 08/2007 a 08/2010;
  • Estágio Internacional de Doutorado, na Georgetown University – DC/EUA – 07-12/2003.

FORMAÇÃO ACADÊMICA

• DOUTORADO EM QUÍMICA – Propriedades Fotofísicas De Polímeros Modificados Com Grupos Emissores: Polietilenos Reticulados E Poli(Metacrilato De Metila)-UNICAMP –10/2006
  • MESTRADO EM QUÍMICA – Fotofísica De Hidrocarbonetos Aromáticos Condensados Em Matrizes Poliméricas Vinílicas - Mecanismo de Alargamento Espectral - UNICAMP– 08/2001
  • BACHARELADO EM QUÍMICA - UNICAMP: 03/1995-12/1998

CURSOS

• Advanced Course on Basics of Patent Drafiting. 2019. World Intellectual Property Organization, WIPO, Suiça.
  • Intellectual Property Management. 2019. World Intellectual Property Organization, WIPO, Suiça.
  • Patents. 2019 - World Intellectual Property Organization, WIPO, Suiça.
  • Curso básico de Redação de Patentes – INOVA/UNICAMP – 13-31/07/2010.
  • I EmBIO - I School of Molecules and Biomolecules – Experiment, Statistic theory and Modeling – USP - São Paulo/SP, 26 - 31/01/ 2009.
  • Holland Research of Molecular Chemistry – HRSMC - "Photochemistry 2008: Fundamentals and Applications” – Maastricht – Holanda, 31/05 a 5/06/2008.
  • I Curso de buscas em bases de dados de marcas e patentes – INOVA/UNICAMP – 05 a 06/2008.

PRÊMIOS E DISTINÇÕES

• Martins, T.D., Yoshida, I.V.P., Atvars, T.D.Z., Luminescent Properties of a Silicone-Carbazolyl Polyfluorene Hybrid Material for
  • Device Applications, Meeting of the European Polymer Federation 2009 – EPF´09, Graz – Áustria, 11 a 17 de Julho de 2009. – Painel Premiado.
  •  Cossiello, R. D. F. ; Martins, T. D. ; Machado, A. M. ; Motta Neto, J. D. ; Deus, J. F. ; Andrade, M. L. ; Akcelrud, L. ;Atvars, T. D.Z. . Dispositivos foto e eletroluminescentes com materiais poliméricos. In: 30 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química,n2007, Águas de Lindóia. Livro de Resumos. – Painel premiado