Conheça o LENano

O Laboratório de Espectroscopia e Nanomateriais, é um laboratório de pesquisa especilizado no desenvolvimento e estudo de espectroscopia molecular e morfologia de materiais em micro e nanoescala e suas aplicações tecnológicas. O laboratório se encontra no 1º andar do Prédio do Instituto de Química II no laboratório 208.

A área em que o LENano atua é multidisciplinar, envolvendo a físico-química, química orgânica e a química inorgânica, usando como técnica principal a espectroscopia de fluorescência.

Atualmente o Grupo tem desenvolvido pesquisa na área de desenvolvimento de materias para aplicação em dispositivos fotovoltáicos, sensores e biosensores baseados nas propriedades de fluorescência molecular. O Laboratório conta um fluorímetro fluromax da Horiba e um Microscopio de imageamento por tempo de vida de fluorescência (FLIM) acoplado. Esse acomplamento entre os equipamentos permitem uma série de experimentos e estudos minusciosos sobre sistemas com propriedades fluorescentes. O Grupo tem atuado nas seguintes linhas de pesquisa:

1. Síntese e estudo fotofísico de estruturas peptídicas fluorescentes.
  2. Estudo dos processos de transferência de energia.
  3. Síntese e caracterização de materiais híbridos para aplicação em células solares.
  4. Estudo e desenvolvimento de sensores e biosensores baseados em propriedades fluorescentes estáticas e resolvidas no tempo.
  5. Estudo das propriedades eletroluminescentes de materiais poliméricos e híbridos aplicados no desenvolvimento de dispositivos (displays) luminescentes.
  6. Estudo e desenvolvimento de biomateriais nanoestruturados com aplicação em biosensores, drug delivery e displays luminescentes.
  7. Desenvolvimento de filmes finos.
  8. Processos químicos e fotoquímicos de modificação de polímeros.

O LENano faz parte da Central Analítica do Instituto de Química da UFG.